sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Era Renato

Saudações Tricolor,

Volto a escrever para o Blog após um ano parado por nenhum motivo específico.
Neste primeiro post da minha volta gostaria de fazer um panorama sobre este Grêmio da era Renato que deslanchou no segundo turno do Brasileirão 2010.
O Grêmio que começa 2011 é exatamente o mesmo do ano passado, fora a mudança de alguns jogadores, o estilo de jogo não mudou, e isso é um ponto positivo.


Entretanto, o upgrade está demorando para acontecer. Lúcio não é meio campo, pode ser uma via de escape e sem dúvida é um grande quebra galho, mas Libertadores não se ganha com time remendado. Escudero seria a opção? Teria que provar, porque na minha opinião o dono da meia esquerda já está no plantel: Vinícius Pacheco, não é o meia dos nossos sonhos mas é meia, e é canhoto, rápido, tem mais técnica, mais força física e mais personalidade que o Lúcio, acredito que mais cedo ou mais tarde acabará tomando a posicão.
Carlos Alberto é meia central, vai disputar posição com Douglas. É bom. Para falar a verdade nunca acreditei muito nele, mas acredito no Renato, se ele manter o guri com a cabeça boa, vai ser uma baita ajuda nesta Libertadores.
De volante estamos bem servidos, ao que parece a braçadeira realmente fez bem a Rochemback. Recuperou sua forma física quase que completamente, marca com competência, antecipa passe, volta para buscar o jogo e desafoga, dificilmente erra passes e tem se mostrado crucial na bola parada. É a cara do Grêmio. Adilson e William Magrão brigariam pela outra posição, as duas pratas da casa tem competência para assumir a bronca. É difícil comparar os dois, basicamente Adílson marca melhor, marca muito bem por sinal, entretanto, parece que a bola morde o pé dele quando tenta conduzi-la, sem contar os perigosos passes errados que ele costuma fazer na intermediária. Já WM tem mais técnica, é mais rápido, flui o jogo melhor, mas marca menos.
Na lateral direita Gabriel é definitivamente o titular, anos-luz a frente de Edílson. Tem técnica, bom passe, sobe bem e de todos os laterais que passaram pelo Grêmio nos últimos anos é o único que sabe cruzar. Entretanto, falha muito na recomposição da defesa, erra posicionamento e marca mal.
Na esquerda o dilema continua, mas graças aos deuses do futebol o senhor Fábio Santos foi embora, que ajude a afundar o Corinthians mas nunca mais volte ao Grêmio. Provavelmente Lúcio voltará a ocupar a posição assim que a meia-cancha seja reorganizada. Bruno Collaço está na frente para ficar com a reserva e Gílson vai ter que correr muito para recuperar.
Do Victor nem preciso falar nada.
Neste ano talvez teremos a oportunidade de ver se Rafael Marques é realmente titular ou um baita oportunista. No jogo de hoje Rodolfo pareceu ser bem seguro, boa técnica e boa saída de bola. Vílson também foi bem, prefiro ele de zagueiro à volante. Além deles temos Paulão, Mário Fernandes e Neuton. Acho que neste setor não há muito mais o que ser feito.
No ataque tivemos um baixa decepcionante, cabe inclusive uma crítica. Se for sair, então saia no final do ano anterior e não às vésperas da competição mais importante, agora já não têm tantos atacantes bons no mercado e vamos ter que ir com este arsenal que temos mesmo. E não adianta, vai ter que ser André Lima e Borges, porque Junior Viçosa e Clementino, apesar do Mito, vão ter que crescer muito ainda no Tricolor.
A grande preocupação do Renato é o fato de considerar André e Borges jogadores com as mesmas características, mas como eu falei, não tem jeito, Borges vai ter que sair da área e fazer essa função. Ele tem qualidade para isso.
É isso, volto para comentar os próximos jogos, principalmente os da libertadores.

Abraços a todos










Nenhum comentário:

Postar um comentário